A g n u s D e i

A P R E N D I Z - Nº 62

Informativo do Canal #EJC (Encontro de Jovens com Cristo)
Ano III - Número 62 - 29 de Março de 2000

Organizadores:
André (Andarilho), Cledson, Marcos (Maverick-JP), Angela (Pretty-Woman), Manuela (MoNaLiZa-JP), Luiz Junior (Luiziinho) e Raquel (Keka-ETERnaMENTE)

Participação especial:
Jesus@Deus.ES

Publicação quinzenal. Assinatura gratuita; basta remeter nome, e-mail, aniversário, movimento e cidade para andrelin@zaz.com.br

Nesta Edição:

  1. Editorial
  2. Curtas
  3. Aniversariantes da Quinzena
  4. Tema para Reflexão: A Dignidade
  5. Site Cristão
  6. Dica do Amigo
  7. Espaço do Leitor

EDITORIAL

Pode-se dizer que o que realmente vale na vida é tudo aquilo de bom que plantamos. São essas coisas que, mesmo com a nossa morte, permanecem eternas como se fossem sementes do Infinito. Sementes de Deus.

Neste "Aprendiz", queremos homenagear o Padre Alfonso Pastore, fundador de toda a família ECC* (Encontro de Casais com Cristo), EJC, EAC, ECRI e EC, que faleceu dias atrás. Certamente a semente deixada por ele permanece e permanecerá para sempre em nossos corações e dará muitos frutos.

    *Melhores informações no Espaço do Leitor.

Topo

CURTAS

  • Já encontram-se abertas as inscrições para o curso de preparação para o Crisma da Paróquia São Francisco Xavier do Rio de Janeiro-RJ. Informações e Inscrições no site da Paróquia São Francisco Xavier ou no site da Comunidade Jovem São Francisco Xavier (CJSFX), responsável pelo curso. Avise os amigos, parentes, e interessados!!!
Topo

ANIVERSARIANTES DA QUINZENA

  • 02/04 - Luiz Alberto Botega. Ele é de São Carlos-SP e participa da Pastoral da Crisma (catequista e coordenador), dirigente de dois grupos de jovens e também ministro da Comunhão Eucarística e Missionário Leigo.

  • 10/04 - José Jean Fernandes, que é de Caicó-RN e participa da Pastoral da Crisma.

  • 10/04 - Onivaldo Júnior, que participa do Movimento JUC (Jovens Unidos com Cristo) e da PASCOM (Pastoral de Comunicação) de São Rafael (Castelo Branco), de João Pessoa-PB.

Topo

TEMA PARA REFLEXÃO

A Dignidade

Texto: A Dignidade Ferida à Luz do Sol

Há situações de desrespeito à dignidade humana e de violência que ocorrem de forma aberta, "à luz do sol".

Estão aí o escândalo da corrupção, o péssimo atendimento médico, a previdência social que reduziu à indigência os trabalhadores aposentados, a situação precária da educação, as favelas e os cortiços, a falta de terra para trabalhar, o transporte coletivo insuficiente, a violência permanente.

Não podemos esquecer, ainda, o abandono em que vivem os idosos, os portadores de deficiências físicas e de doenças graves, como os aidéticos e os dependentes de drogas.

E, finalmente, o grave problema do desemprego, que desestrutura pessoas e famílias, jogando-as para a marginalidade.

A raiz desses problemas, em grande parte, está na má distribuição de renda, que concentra nas mãos de poucos a riqueza que deveria ser de todos.

"Do Senhor é a terra e tudo que ela contém", diz o Salmo 24,1. Terra que é do Pai e dos filhos, para que possam viver, não para dominarem uns aos outros.

Genocídio dos povos indígenas:

Em todas as épocas, desde o Brasil colônia até os dias de hoje, os povos indígenas são considerados um estorvo para o progresso.

Foram dizimados pelos colonizadores e agora, confinados, são exterminados pelos invasores de suas terras; doentes e miseráveis vão, pouco a pouco, perdendo sua cultura, tradições e dignidade.

Na origem da questão indígena está a posse da terra. Terra que lhes foi usurpada. Terra que, para os povos indígenas, é a Mãe Terra...

É a terra como deveria ter sido sempre, como estava nos projetos de Deus, "uma terra sem males", como diriam os indígenas.

Nessa nova terra não há clamores, nem lágrimas. Nela está plantada a árvore da vida, dando frutos o ano inteiro e com folhas que curam as feridas das nações indígenas e do povo brasileiro. Há muito o que curar: há conquistadores que não enxergam o outro irmão, há conquistados agredidos na sua dignidade e direito de viver.

A discriminação da mulher:

Outra marca da nossa sociedade que à luz do sol se manifesta é a discriminação da mulher.

É preciso assumir que a luta pela dignidade da mulher é parte maior contra toda a forma de exploração, violência e exclusão.

A violência contra a mulher pode ser sexual, profissional e religiosa. Em todas estão presentes a agressão física e psicológica.

Nos mais diferentes segmentos da população a violência contra as mulheres se faz presente:

  • As presidiárias não têm seus direitos mínimos assegurados;
  • A saúde da mulher não é atendida satisfatoriamente;
  • O estupro, como forma de violência sexual, pode chegar até dentro da própria casa;
  • A remuneração mais baixa no trabalho é agravada por assédios sexuais de toda forma;
  • Imenso é o número de mulheres relegadas ao subemprego e obrigadas à prostituição.

A escravidão dos povos negros:

O povo negro, que representa quase a metade da população brasileira, é vítima secular de dois tipos de desrespeito à sua dignidade: a pobreza em que vive e a discriminação racial que sofre.

O Brasil, um dos últimos países a abolir a escravidão dos povos negros, deixou na mais completa miséria aqueles que foram libertos por leis que não lhe davam nenhuma garantia ou condição de sobrevivência.

Dados estatísticos mostram que o negro é discriminado nos salários, nas oportunidades de emprego e de educação.

Pesquisa feita na Universidade de Campinas (Unicamp) e publicada em 1998 pelo jornal "Folha de São Paulo", demonstra que a diferença nas taxas de mortalidade infantil entre brancos e negros cresceu de 21%, em 1980, para 40%, nos anos 90.

(Texto extraído do site da Campanha da Fraternidade 2000 - http://www.cf2000.org.br/)


Reflita conosco sobre este tema na lista [EJC] (veja as instruções no rodapé) e nas próximas quintas-feiras, das 21:30 às 22:30 no #EJC
(irc.brasnet.org, do mIRC)

Topo

SITE CRISTÃO

Padre Marcelo Rossi - http://www.padremarcelorossionline.com.br

Padre Marcelo Rossi terá novo site no portal Terra. Além de transmissões ao vivo de missas e acesso a vídeos e áudios de orações, o site do padre Marcelo Rossi terá uma bolsa de empregos. A home page oficial do padre Marcelo, que poderá ser vista em português ou espanhol, tem estréia marcada para o dia 2 de abril. Os internautas poderão acessá-la pelo endereço indicado acima (fonte: Rede Info).

Topo

DICA DO AMIGO

Show: Alegrai-Vos

Nosso amigo Luiz Cavalcante enviou-nos um e-mail convidando-nos para participar do Alegrai-vos:

"O 'Alegrai-vos' surgiu a partir da vontade de fazer um grande Show Musical Cristão para Evangelização dos Jovens, idéia esta que veio dos Antigos Fest-Choc-Show's, organizados pelo Movimento Jovem JUC há alguns anos atrás.

Este ano será no dia 23 de Abril (domingo de Páscoa), em Ananindeua-PA.

No ano passado, tivemos mais de 5.000 Pessoas reunidas na Arterial 18, e apenas um Grupo de Jovens estava na organização. Este ano toda a Pastoral da Juventude, composta por 8 Grupos de Jovens, com o apoio de todas as Pastorais e movimentos da Paróquia, com certeza trará para a Avenida um Bloco de 20.000 pessoas para fazer o maior Show de Evangelização de Ananindeua. Show com Trios Elétricos, mas longe de Violência, bebedeiras e drogas, só muita paz e Alegria.

Como será a estrutura? Teremos o Bloco da Alegria, que será composto por 3.000 até 5.000 Pessoas com seus kit's Abadás.

Teremos três Trios Elétricos (um para a realização da missa Pascal e dois para o Show Musical com a Presença de Bandas de Ananindeua, de Belém e de outros Estados).

A Segurança será feita pela Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Corpo de Bombeiros e Cruz Vermelha.

Teremos também no transcurso do Evento uma Grande Campanha de Arrecadação de alimentos não-perecíveis para serem doados a famílias carentes das áreas suburbanas de nosso bairro.

Como o Evento será no Domingo de Páscoa, teremos pela manhã um grande passeio ciclístico, com sorteio de bicicletas entre os participantes com a animação de trio elétrico, e pela parte da tarde será feita uma programação cultural para as crianças com parcerias a serem feitas com Instituições Infantis e a Secretaria da Cultura".

  • Dica de Luiz. Envie também sua dica para André.

Topo

ESPAÇO DO LEITOR

(Este espaço é para os leitores enviarem perguntas, testemunhos, intercâmbio, comentários sobre os Informativos. Enfim, este espaço é seu. Participe!)


Explicação sobre o que é o ECC

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço de Igreja em favor da evangelização das famílias, que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem consigo mesmos, com os filhos, com a comunidade e principalmente, com Cristo, tendo a visão do que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

"A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, a Luz da Revelação, segundo o magistério da Igreja" (Orientações Pastorais sobre o Matrimônio CNBB nº 12).

0 ECC quer contribuir decisivamente para esta evangelização: quer ser um instrumento importantissimo dentro desta dinamica evangelizadora.

0 Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja, da Pastoral Familiar, em favor das famílias que teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Pompéia, em São Paulo-SP, por iniciativa do pe. Alfonso Pastore. Nasceu da inquietude de um sacerdote que está dedicando seus quase trinta anos de vida sacerdotal, à pastoral familiar, à pastoral da saúde e a pastoral carcerária. "Comecou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade" (pe. Alfonso Pastore).

0 ECC hoje é uma realidade no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, estando presente e atuando em aproximadamente 150 Dioceses.

O Encontro de Casais com Cristo, está contribuindo para que as famílias se constituam em "Igreja Domésticas", em "formadoras de pessoas", "educadora na fé" e "promotoras do desenvolvimento".

  • Texto extraído do Documento Nacional do ECC.

Topo

"Busque fazer o certo; logo que for possível, te encontrarás fazendo o impossível" (Rafael Sandele).


Participe da lista de discussão do #EJC para discutir os temas do Informativo. Para inscrever-se na lista, siga os passos abaixo:

  1. Envie uma mensagem para Majordomo@pegasus.com.br, colocando no corpo da mensagem: subscribe ejc
  2. Você receberá uma mensagem de confirmação. Dê um reply apenas com a linha enviada na mensagem de confirmação.
  3. Você estará inscrito na lista.


#EJC - O canal de quem está conectado a Jesus, é acessado diariamente. Visite-o!

Você também pode participar do Informativo do #EJC enviando notícias da sua comunidade, 'dicas' e textos. Participe!!!


Visite o #EJC no site do Agnus Dei:
http://www.agnusdei.cjb.net
onde, além de outras coisas, pode-se encontrar todos os Informativos.